QUESTÕES SOBRE EUROPA NO SÉCULO XIX COM GABARITO COMENTADO


1. (Fuvest) "Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos". 
"Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia". 

Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã: 
a) aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demostra a escolha de Roma para capital, contemplou todas as regiões. 
b) apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrentes do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão. 
c) chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, imposta pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha. 
d) escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular. 
e) tratam da unificação da Itália e da Alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo de processo liderado por Cavour, na Itália, e por Bismarck, na Alemanha. 


2. (Mackenzie) "Em 18 de março a insurreição estourou (...), não esperava mais lhe dar sinais de vida. Durante dois meses vivi na fornalha (...)" 
(Émile Zola - carta a Paul Cézanne) 

"Foi a primeira revolução proletária, o primeiro ensaio da ditadura do proletariado" 
(Horácio Gonzáles) 

O acontecimento do século XIX a que se referem as citações acima é: 
a) o 18 Brumário de Luís Bonaparte. 
b) a Revolução Francesa. 
c) o Ensaio Geral. 
d) a Comuna de Paris. 
e) a Revolução de 1848. 


3. (Puccamp) Na base do processo das unificações italiana e alemã, que alteraram o quadro político da Europa no século XIX, estavam os movimentos 
a) sociais, acentuadamente comunistas. 
b) liberais, acentuadamente nacionalistas. 
c) iluministas, acentuadamente burgueses. 
d) reformistas, acentuadamente religiosos. 
e) renascentistas, acentuadamente mercantis. 


4. (Pucmg) No processo de unificação da Itália de meados do século XIX, destacam-se, EXCETO: 
a) a preocupação da burguesia em evitar qualquer aliança com a massa camponesa. 
b) a permanência de um sistema oligárquico que garante os interesses dos grandes proprietários da terra. 
c) a ação dos liberais moderados, liderado por Cavour, para impedir as tentativas revolucionárias. 
d) a obtenção da unidade através do alargamento do Estado piemontês e não de um movimento nacional. 
e) o papel decisivo dos movimentos populares para a concretização da unidade italiana. 


5. (Uerj) "O dia 12 de setembro de 1990 marcou o fim da Segunda Guerra Mundial: a Alemanha, vencida há quarenta e cinco anos, dividida e colocada sob a tutela de seus vencedores, encontrou através de sua unificação a sua soberania plena e completa. A última unidade alemã tinha sido proclamada em 1871, na galeria dos espelhos do palácio de Versalhes, depois de uma guerra vitoriosa contra a França. "
("Adaptado de Le Monde", 13/09/90) 

As conjunturas históricas indicadas no texto acima representam aspectos diferenciados. Os dois momentos de unificação, no entanto, transformaram a Alemanha em: 
a) um Estado unitário, com uma representação classista de deputados 
b) uma potência central, com um papel decisivo no equilíbrio de poder europeu 
c) uma república federal, com um regime parlamentar e uma constituição liberal 
d) uma nação democrática, com suas instituições liberais ampliadas do oeste para o leste 
e) em um país agrário, que trazia consigo, mesmo na transição para o século 20, muitos traços do feudalismo.


6. (Uff) À época de Bismarck (1871 -1890) associam-se alguns elementos que vieram a reforçar o capitalismo industrial e financeiro na Alemanha recém-unificada. Assinale a opção que contém referências vinculadas ao momento político mencionado. 
a) Vitória dos cristãos-sociais mais moderados ao impor reformas do sistema de trabalho na década de 1880, greve dos mineiros do Ruhr, emigração maciça para o continente americano, imposição do livre comércio de importação e exportação em 1879. 
b) "Zollverein" ou união aduaneira alemã, abolição do regime político federal no Império Alemão, diminuição da influência dos Junkers prussianos, dissolução da Aliança do Centeio e do Aço. 
c) Unificação monetária alemã e fundação do "Reichsbank", extensão das ferrovias, desaparecimento de numerosas pequenas empresas após a crise financeira de 1873, imposição do protecionismo alfandegário em 1879. 
d) Financiamento de seguros sociais pelo "Reichsbank" para aliviar tensões, condução a um período de paz social através da unidade alemã, privatização das ferrovias, entrada da Alemanha na corrida colonial ao anexar a Etiópia. 
e) Sacrifício da agricultura à industria, reforço da posição dos industriais determinado pelo "novo curso" ligado ao chanceler Caprivi, formação, no "Reichstag", da maioria chamada "do Cartel", favorável ao grande capitalismo e a medidas anti-sindicais em 1879. 


7. (Ufrn) Sobre a unificação alemã o séc. XIX, Marionilde Magalhães afirma: 
"Desde o final do século XVIII, a criação de inúmeras associações resultou num determinado patriotismo cultural e popular, num território dividido em estados feudais dominados por uma aristocracia retrógrada. Tais associações se dirigem à nação teuta, enfatizando o idioma, a cultura e as tradições comunitárias, elementos para a elaboração de uma identidade coletiva, independentemente do critério territorial. E, de fato, esse nacionalismo popular, romântico-ilustrado (uma vez que pautado no princípio da cidadania e no direito à autodeterminação dos povos), inspirará uma boa parcela dos revolucionários de 1848. Mas não serão eles a unificar a Alemanha. Seus herdeiros precisarão aguardar até 1871, quando Bismarck realiza uma revolução de cima, momento em que, em virtude do poderio econômico e da força militar da Prússia, a Alemanha se unifica como Estado forte, consolidando-se a sua trajetória rumo à modernização". 
[adaptação] MAGALHÃES, Marionilde D. B. de. A REUNIFICAÇÃO: enfim um país para a Alemanha? Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, v.14, n.28. 1994. p.102. 

Tendo-se como referência essas considerações, pode-se concluir que 
a) o principal fator que possibilitou a unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, iniciado com o estabelecimento do Zollverein - liga aduaneira que favoreceu os interesses da burguesia. 
b) a unificação alemã atendeu aos interesses de uma aristocracia rural desejosa de formar um amplo mercado nacional para seus produtos, alicerçando-se na idéia do patriotismo cultural e do nacionalismo popular. 
c) Na Alemanha, a unificação nacional ocorreu, principalmente, em virtude da formação de uma identidade coletiva baseada no idioma, na cultura e nas tradições comuns. 
d) na Alemanha, a unificação política pôde ultrapassar as barreiras impostas pela aristocracia territorial, que via no desenvolvimento industrial o caminho da modernização. 


8. (Ufv) A unificação política da Itália, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi um processo tardio, considerando o contexto histórico europeu. Sobre esta unificação é CORRETO afirmar que ela: 
a) possibilitou a sua participação na corrida colonial, envolvendo-a no domínio do mercado internacional juntamente com a Inglaterra e a França. 
b) contribuiu em parte para romper o equilíbrio político-militar que, a partir do Congresso de Viena, foi estabelecido entre as nações europeias. 
c) acarretou o desenvolvimento do capitalismo a partir de um intenso surto de industrialização que se estendeu por todo o seu território. 
d) permitiu o reatamento das relações político-diplomáticas com o Vaticano e a garantia do direito de liberdade religiosa aos cidadãos. 
e) impediu o surgimento de fluxos de emigração de camponeses para o Continente Americano, através da implantação de uma política de fechamento das suas fronteiras. 


9. (Unesp) O desmonte do muro que dividia a cidade de Berlim e o acordo sobre a reunificação alemã são fatores relevantes para a construção de uma nova Europa. No entanto, a fundação do Estado moderno alemão remonta ao século XIX e se relaciona com a: 
a) cooperação abrangente entre a Prússia e a União Soviética. 
b) multiplicação das taxas alfandegárias, a revogação da Liga Aduaneira, a aliança franco-prussiana e a ação do Papa. 
c) cooperação pacífica, duradoura e estável entre todos os Estados da Europa. 
d) conhecida e inevitável neutralidade alemã na disputa de mercados. 
e) reorganização do exército prussiano e com o despertar do sentimento nacionalista de união. 


10. (Unesp) As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu. Entre os acontecimentos históricos desencadeados pelos processos de unificações, encontram-se:
a) a ascensão do bonapartismo na França e o levante operário em Berlim. 
b) a aliança da Alemanha com a Inglaterra e a independência da Grécia. 
c) o nacionalismo revanchista francês e a oposição do Papa ao Estado italiano. 
d) a derrota da Internacional operária e o início da União Européia. 
e) o fortalecimento do Império austríaco e a derrota dos fascistas na Itália.


11. (UFS/SE) Em 1870 o mapa da Europa sofreu profundas modificações. Novas forças apareceram [...], nascidas da aspiração pela independência e da unidade nacional.

(René Rémond. O século XIX. Trad. São Paulo: Cultrix, 1974, p.160)

Analise as proposições que definiram as mudanças a que o texto faz referência e assinale a alternativa INCORRETA.
a) O articulador da unificação no sul da Itália foi o republicano Garibaldi que organizou a insurreição no Reino das Duas Sicílias, reunindo um exército de voluntários conhecido como os Mil de Garibaldi.
b) A unidade italiana obteve êxito com a aliança do Reino do Piemonte-Sardenha com a França de Napoleão III para anexar territórios italianos ao norte, sob o domínio da Áustria.
c) Quando as tropas francesas abandonaram o Estado Pontifício para enfrentar os alemães, as forças de unificação invadiram Roma, transformando-a na capital italiana, o que foi consagrado em um plebiscito.
d) Pelo tratado de Frankfurt a França pagou uma indenização à Alemanha, bem como lhe entregou as províncias de Alsácia-Lorena, fomentando o revanchismo francês e o desenvolvimento industrial alemão.
e) A aliança entre os reinos da Prússia, Moravia e a França incentivou os movimentos de libertação nacional no Império Austro-Húngaro e favoreceu a criação do Estado Nacional Prussiano.


12. (UFV/MG) - Universidade Federal de Viçosa - A expressão Risorgimento designa o conjunto de movimentos heterogêneos que desejaram a unificação da Itália no século XIX. A vertente vitoriosa que promoveu a unificação da Itália foi:
a) o projeto republicano de Giuseppe Mazzini, que criou o movimento Jovem Itália.
b) o movimento popular e secreto dos Carbonários, que defendeu a instituição de um Estado unitário e laico, contra a influência da Igreja e do Império Austríaco.
c) o Papado, que defendeu a instituição de uma monarquia teocrática com sede no Vaticano.
d) o movimento liderado pelo reino do Piemonte-Sardenha, que adotou uma monarquia constitucional laica e favoreceu a industrialização.


13. (UFG/GO) - Universidade Federal de Goiás - A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou a integridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou:
a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália, provocando a expropriação das terras da Igreja;
b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criando congregações para a expansão do catolicismo;
c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como forma de deter as forças fascistas;
d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quando Mussolini criou o Estado do Vaticano;
e) no Risorgimento, processo em que segmentos ligados à Igreja defenderam a Itália independente.


14. (UnB/DF) A respeito dos processos de unificação da Itália e da Alemanha, julgue os itens abaixo:
1 - As duas tentativas de unificação ocorreram ao mesmo tempo, por ocasião das revoluções de 1848, sendo que os dois países só conseguiram obtê-la entre 1870 e 1871.
2 - As guerras contra a Dinamarca, a Áustria e, principalmente, contra a França foram os meios encontrados por Bismarck para despertar o sentimento nacional germânico.
4 - As transformações econômicas e sociais, no sul da Península Italiana, especialmente o desenvolvimento industrial e o crescimento das cidades, foram impulsos relevantes para a unificação da Itália.
8 - O Império Alemão nasceu da união do Norte com o Sul, conseguida pela Prússia, em 1871.
SOMA:____


15. (FUVEST/SP) - Fundação Universitária para o Vestibular - A unificação da Alemanha, a partir de meados do século XIX, foi facilitada por três guerras, quais sejam:
a) as guerras da Criméia de 1854-56, entre a Prússia e a Áustria de 1866 e entre a Prússia e a França de 1870;
b) as guerras entre a Prússia e a Dinamarca de 1864, entre a Prússia e a Áustria de 1866 e entre a Prússia e a França de 1870;
c) as guerras da Criméia de 1854-56 e entre a Prússia e a França de 1870;
d) as guerras dos Sete Dias entre a Prússia e a Suécia de 1854, entre a Áustria e a Bavária de 1869 e entre a Prússia e a França de 1870;
e) as guerras entre a Prússia e a Polônia de 1861, entre a Prússia e a França de 1865 e entre a Áustria e a Bavária de 1869.


16. (UEPG/PR) A onda nacionalista que tomou  conta da Europa ao longo do século XIX desempenhou um papel relevante nos processos de unificação da Itália e da Alemanha. Com respeito ao processo alemão de unificação, é INCORRETO afirmar:
a) O Zollverein, instituído na Alemanha em 1834, constituiu no estabelecimento de fortes barreiras alfandegárias que dificultavam o intercâmbio entre os diversos Estados alemães.
b) O primeiro-ministro alemão, Otto von Bismarck, era um ardente defensor da unificação alemã e se valeu de todos os recursos, inclusive da guerra e da repressão contra seus adversários, para implementá-la.
c) A partir de meados do século XIX, ganhou força, nos diferentes Estados alemães, a idéia da unificação. Enquanto os nacionalistas pregavam a união étnica e cultural do povo alemão, os burgueses defendiam a unificação como um instrumento capaz de favorecer o desenvolvimento industrial e comercial alemão.
d) Completado o processo de unificação política, a Alemanha acelerou seu desenvolvimento industrial, tornando-se uma das mais poderosas potências européias.
e) No início do século XIX, dezenas de Estados que viriam posteriormente compor a Alemanha formavam, com a Prússia e com a Áustria, a Confederação Germânica. Alguns desses Estados apresentavam uma economia predominantemente agrícola e outros procuravam impulsionar a industrialização.


17. (VUNESP) Nas últimas décadas do século XIX, na Europa, dois países ainda lutavam pela unidade e pela consolidação de um Estado Nacional. 
Esses países são:
a) França e Itália.
b) França e Alemanha.
c) Itália e Espanha.
d) Alemanha e Itália.
e) Espanha e França.


18. (UERJ) Em 1860, um contemporâneo da unificação da Itália afirmou:
"Fizemos a Itália; agora precisamos fazer os italianos".
(D’AZEGLIO, Massimo (1792-1866). Apud HOBSBAWM, E. A era do capital:1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.)
Essa frase traduz uma particularidade da construção da unidade italiana, que é identificada na:
a)divergência entre nacionalismo e nação-estado;
b) fusão entre nacionalismo de massa e patriotismo;
c) adoção da língua italiana no dia-a-dia da população;
d) união entre os interesses dos partidários da Igreja e da República.




GABARITO COMENTADO:
1. C
a) A incorporação de Roma, em 1870, desagradou o Papa, que perdera seus domínios em nome do projeto de nação do reino Piemonte-Sardenha, por isso nem todas as regiões foram contempladas.
b) O fascismo e o nazismo ocorreram posteriormente ao processo de unificação, nas décadas de 2o e 30do século XX, respectivamente.
c) Alternativa correta que aponta para o caráter elitista da unificação nos dois países recém-formados.
d) O caráter democrático e popular da unificação italiana se perde, quando Mazzini e Garibaldi abandonam seu projeto de nação em nome da unificação liderada pelo Piemonte-Sardenha.
e) Principalmente a frase sobre a unificação alemã denota o caráter impositivo dessa unificação.

2. D
a) O 18 Brumário de Luís Napoleão Bonaparte foi um golpe de caráter aristocrático, não uma revolução proletária.
b) A Revolução Francesa ocorreu no século XVIII.
c) O Ensaio Geral ocorreu no Império Russo, em 1905.
d) Resposta correta. A Comuna de Paris (1871) foi a primeira experiência de governo operário da História.
e) As revoluções de 1848 tiveram caráter nacionalista, não 

3. B
a) As revoluções de caráter marcadamente socialista não influenciaram os movimentos de unificação tardia.
b) Resposta correta. As unificações tardias possuem caráter liberal e nacionalista, uma vez que correspondem ao nascimento de duas novas nações: o Reino da Itália e o Império Alemão.
c) Os movimentos iluministas datam do século XVIII, não constituindo, pois, a raiz das unificações tardias.
d) Movimentos reformistas de caráter religioso ocorreram no século XVII, com as reformas protestantes, e não têm relação com as unificações tardias.
e) O Renascimento foi um movimento cultural do século XVI que buscava a superação dos valores do Antigo Regime.


4. E
a) Os interesses burgueses, de fato, contrapõem-se aos das camadas proletárias.
b) Pelo fato de as unificações tardias terem tido caráter elitista, é correto afirmar que elas corroboraram para a manutenção do status quo das classes historicamente privilegiadas.
c) De fato, a liderança de Cavour serviu para coibir o movimento de unificação popular e democrático oriundo do sul.
d) A unificação italiana não  partiu somente do reino Piemonte-Sardenha. Além dessa iniciativa, a Igreja (ao centro) e Mazzini e Garibaldi (ao sul) também queriam ver os reinos da península itálica fora da dominação austríaca.


5. B
a) Enquanto a unificação alemã originou o Império Alemão, a queda do Muro em Berlim, sim, significou o sucesso do projeto classista capitalista.
b) Realmente, em ambos os casos, a Alemanha emergiu coo uma potência no continente.
c) Tais características só podem ser atribuídas à reunificação pós-queda do Muro de Berlim.
d) Algo que só ocorreu no caso da queda do Muro.
e) Em nenhum dos casos, a Alemanha se transformou num país com estrutura agrária, pelo contrário.


6. C
a) Longe de defender o liberalismo, Bismarck pregava a política pela força.
b) O Zollverein é anterior ao período do Segundo Reich.
c) Reposta correta.
d) O período em que Bismarck esteve no poder não garantiu seguridade para os mais pobres nem paz nas relações internacionais. Além do que, os únicos países africanos que nunca sofreram colonização europeia foram Libéria e Etiópia (esta foi apenas brevemente invadida pela Itália, na Segunda Guerra Mundial).
e) O Reichstag não corresponde apenas ao Segundo Reich.


7. A
a) Resposta correta.
b) A unificação alemã atendeu aos interesses da burguesia, não da aristocracia rural (junkers).
c) A identidade cultural não foi o foco da unificação alemã, mas os interesses econômicos.
d) Pelo contrário, aristocracia rural se opunha ao advento da indústria.


8. B
a) A nação que mais sobressaiu e abalou a hegemonia franco-britânica no continente foi o Império Alemão. As posses italianas na África, por exemplo, não foram tão significativas.
b) Resposta correta, já que, saindo do domínio austríaco, a recém-unificada Itália, contradizia o que era defendido pelo Congresso de Viena.
c) O processo de industrialização foi anterior ao de unificação.
d) A sede da Igreja católica era Roma, nesse período, que, inclusive, se opunha a dominação sardo-piemontesa, não reconhecendo a unificação italiana e trancando-se no Vaticano, até o ano de 1929, quando a questão religiosa foi solucionada pelo Tratado de São João Latrão, que reconheceu o vaticano como uma Estado governado pela Igreja.
e) Na verdade, tendo o processo de unificação italiana sido centrado no projeto do Norte (Piemonte-Sardenha), o Sul ficou ainda mais empobrecido, o que provocou uma onda migratória rumo ao continente americano.


9. E
a) A União Soviética só veio a existir a partir de 1922 até 1991.
b) Alternativa completamente equivocada, já que o Zollverein foi mantido, igualando as taxas alfandegárias, a França era grande inimiga do Império Alemão e a Igreja não teve relação com a unificação alemã.
c) A unificação alemã foi encarada como uma ameaça aos privilégios estabelecidos há muito por potências como França e Inglaterra, não obtendo apoio dos Estados europeus para ocorrer.
d) O recém-unificado Estado alemão, pelo contrário, posicionou-se de maneira agressiva quanto à disputa de mercados.
e) Alternativa correta.


10. C
a) Fato posterior às unificações tardias.
b) Nunca houve aliança germano-britânica, e a independência da Grécia decorreu dos movimentos liberais ocorridos por volta de 1820, sendo anterior às unificações alemã e italiana.
c) Alternativa correta: revanchismo francês oriundo da perda da Alsácia-Lorena na guerra Franco-Prussiana, que consolidou a unificação alemã; e oposição da Igreja à unificação italiana.
d) São processos muito posteriores às unificações tardias.
e) O Império Austro-Húngaro ficou, pelo contrário, enfraquecido devido à perda do domínio na península itálica, enquanto o declínio fascista decorreu da derrota dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.


11: E
e) Essa alternativa está incorreta, por isso, deve ser assinalada, porque nunca houve aliança franco-prussiana.


12: D
a) Por meio de plebiscito, a população do sul, onde atuou a Jovem Itália, aceitou se submeter ao reinado de Vítor Emanuel II, rei do Piemonte-Sardenha.
b) Os Carbonários atuaram na década de 30 do século XIX e não obtiveram sucesso.
c) O projeto do Papa também foi derrotado.
d) Resposta correta.


13: D
a) A expropriação dos domínios da Igreja resultaram da atuação no Norte.
b) A Igreja refugia-se no Vaticano.
c) O fascismo é um fenômeno do início do século XX.
d) Alternativa correta.
e) O Risorgimento não contou com o envolvimento de membros do clero.


14: 11
A única alternativa incorreta é a de número 4 que afirma que a unificação emanou das transformações econômicas do sul, quando, na verdade, foi proveniente do desenvolvimento industrial do norte.


15: B
Questão mais factual que implica o conhecimento dos conflitos que levaram à consolidação da unificação alemã, sendo estes: a Guerra dos Ducados, que ocasionou a anexação das províncias de Holstein e Schlewig; a Guerra Austro-Prussiana, que pôs fim à dominação austríaca nos reinos da Confederação Germânica; e a Guerra Franco-Prussiana, em que o Império Alemão se forma, com a anexação da Alsácia-Lorena, importante conquista em termos industriais, já era rico em minério de ferro.


16: A
a) Zollverein foi, pelo contrário, uma união alfandegária.
As demais alternativas estão corretas, por isso não devem ser assinaladas.


17: D
A questão trata dos dois casos de unificação tardia na Europa:  formação do Reino da Itália e do Império Alemão.


18: A
a) Alternativa correta, já que, por ter sido imposta "de baixo para cima" a unificação do Estado-nação antecedeu o desenvolvimento do nacionalismo.







Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...