OS HEBREUS - O IMPORTANTE VÍNCULO ENTRE ORIENTE E OCIDENTE


Quem foram os hebreus?
O povo que hoje conhecemos como judeu descende dos antigos hebreus, tanto que uma das principais fontes sobre esse povo é a primeira parte da Bíblia, chamada de Torá pelos judeus.

Segundo a Bíblia, por volta de 1800 a.C., os hebreus deixaram suas terras em busca de água e boas pastagens, guiados pelo pastor Abraão. Depois da longa jornada, chegaram a Canaã, na Palestina: a Terra Prometida. Na Palestina, eles praticavam pastoreio de agricultura e organizavam-se em comunidades lideradas pelos patriarcas, como Abraão, Isaac e Jacó.

Porém, após um longo período de secas, os hebreus emigraram da Palestina para o Egito, que estava sob domínio de povo hicso. Enquanto o Egito estava dominado, os hebreus viveram em liberdade, mas após a expulsão dos hicsos, foram escravizados pelos egípcios durante cerca de quinhentos anos.


O que foi o Êxodo?

Por volta de 1250 a.C., os hebreus se revoltaram e fugiram do Egito de volta para a Palestina, liderados por Moisés. Segundo a Bíblia, a caminhada dos hebreus pelo deserto durou quarenta anos e ficou conhecida como Êxodo. Teria sido durante essa viagem que Deus teria entregado a Moisés duas tábuas contendo os Dez Mandamentos.


A disputa pela Terra Prometida
Quando chegaram à Palestina, os hebreus se depararam com outros povos e decidiram lutar para reconquistá-la. Na época, eles dividiam-se em doze tribos.

Para enfrentar seus rivais, os hebreus resolveram entregar o comando das tribos a um só rei, ou seja adotaram a monarquia. O primeiro rei hebreu foi Saul. Davi, seu sucessor, conquistou a Palestina e transformou a cidade de Jerusalém em capital do reino.

O sucessor de Davi, por sua vez, foi seu filho Salomão, cujo reinado foi de grande prosperidade.


A divisão dos hebreus

Com a morte de Salomão, a insatisfação dos hebreus aumentou e levou à divisão do reino em dois: o Reino de Israel, ao Norte e formado por dez tribos, com capital em Samaria; e o Reino de Judá, ao Sul e composto por duas tribos, com capital em Jerusalém.

Divididos, os hebreus ficaram mais fracos e não conseguiram resistir às constantes invasões. O Reino de Israel foi conquistado pelos assírios, e o Reino de Judá, mais tarde, pelas tropas do rei babilônico Nabucodonosor. A Bíblia chama esse acontecimento de Cativeiro da Babilônia, que é visto como um castigo de Deus, por causa da ganância dos líderes hebreus. O Cativeiro durou até 539 a. C., quando os persas invadiram a Mesopotâmia, permitindo que os hebreus voltassem para seu antigo território.

Mais tarde, os hebreus foram novamente dominados por outro povo: os romanos. Como não conseguiram resistir, os teve início a diáspora, ou seja, a dispersão dos judeus pelo mundo.


O Judaísmo
Enquanto a maior parte dos povos da Antiguidade era politeísta, os hebreus eram monoteístas. Esse povo também acreditava ter sido o escolhido por Deus para servir de exemplo à humanidade.

Mesmo dispersos, os judeus mantiveram-se em comunidades e fiéis a seus hábitos e a suas tradições. Por exemplo, podemos citar o uso do kippá, o Yom Kippur e o bar mitzvah.






Comentários

Unknown disse…

Que mentira os atuais judeus não são descendentes dos antigos Hebreus exceto os etiopes .Moisés era negro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...