BANCO DE QUESTÕES SOBRE PERÍODO ENTREGUERRAS E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1. As duas últimas décadas do século XX assistiram à
desmontagem do "Estado do Bem Estar Social" (Welfare State),
expressão que se refere:
a) A uma política econômica baseada na estatização da economia, tendo sido
levada a cabo principalmente pelos governos social-democratas após a Segunda
Guerra Mundial.
b) Ao Estado que garante a todos os cidadãos, como direito político: renda
mínima, alimentação, saúde, habitação e educação.
c) À aplicação ortodoxa dos princípios liberais de auto-regulação pelas leis do
mercado, refutando a intervenção do Estado na economia.
d) Ã versão Ocidental da planificação econômica soviética, desenvolvida pelos
sucessivos gabinetes trabalhistas britânicos no período posterior à Segunda
Guerra Mundial.
e) À política de boa vizinhança defendida pelos governos norte-americanos na
América Central, conhecida também como "Aliança para o Progresso".
2. "Atrás do jovem, a guerra, em frente a ele a
ruína social, à sua esquerda ele está sendo empurrado pelos comunistas, à
direita, pelos nacionalistas e por toda a sua volta não existe um só traço de
honestidade, de racionalidade, e todos os seus bons instintos estão sendo
distorcidos pelo ódio."
Apud GAY, P., A cultura de Weimar, trad., Rio, Paz e Terra, 1978, p. 160.
A análise acima foi feita pelo novelista alemão Jakob Wassermann e diz respeito
à situação social durante a República de Weimar, quando a Alemanha:
a) Presenciou a derrocada do nazismo e o esta-belecimento da democracia
tutelada pelas principais potências ocidentais e pela União Soviética.
b) Vivenciou uma experiência democrática marcada pelos sucessivos governos de
centro-esquerda, encabeçados pelo Partido Democrata Alemão.
c) Passou por uma experiência democrática abalada por graves crises econômicas
e pelas investidas de partidos e grupos extremistas de esquerda e de direita.
d) Assistiu à consolidação no poder do grupo espartaquista liderado por Rosa de
Luxemburgo, que questionava duramente as concessões ideológicas feitas pelos
social-democratas.
e) Enfrentou a guerra contra a Tríplice Aliança, mantendo o regime democrático
a partir de uma coalizão de centro-esquerda liderada pelos social-democratas.
3. "Hitler considerava que a propaganda sempre
deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta
um nível de compreensão dos mais baixos. As grandes massas, dizia ele, têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma
memória fraca. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a
pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...Tudo interessa no jogo da
propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois
assim sendo, nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma
tão profunda falsificação da verdade".
Lenharo, Alcir, Nazismo, "o
triunfo da vontade". 6ª ed., São Paulo, Ática, 1998, p. 47-48.
A respeito do nazismo é correto afirmar:
a) Não pode ser definido como um regime totalitário, uma vez que a aceitação de
sua doutrina foi conseguida pelo convencimento das massas populares, através de
uma intensa propaganda.
b) Utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha,
para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos
considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.
c) Os grandes espetáculos eram espontaneamente organizados pelas massas e
contavam com uma diversidade de símbolos e bandeiras representando a
pluralidade étnica característica da Alemanha.
d) A celebração procurava interferir na educação da juventude alemã, uma vez
que as escolas conseguiram manter-se a salvo das influências nazistas.
e) Apesar da intensa propaganda, o número de parlamentares eleitos pelo partido
nazista manteve-se estável na década de 1930, formando uma ruidosa minoria que
só chegaria ao poder pelo golpe de Estado de 1933.
4. "Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração,
câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas
de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na
Etiópia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchúria, os japoneses
matavam os chineses. Na Rússia soviética, continuavam os expurgos. A Inglaterra
tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entretanto emitia um Livro
Branco sobre a Palestina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses começavam,
finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alemã fazia
campanha de ódio declarado contra a Polônia. Mas no Sejm (parlamento) polonês
os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as minúcias dos
rituais judaicos para o abate do gado."
SINGER, Isaac Bashevis, A família
Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p. 474-475.
O trecho do romance
de Bashevis Singer oferece um panorama sobre a situação do mundo às vésperas da
Segunda Guerra Mundial. A esse respeito, é correto afirmar:
a) O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguição a grupos
considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e
ciganos, reunindo-os em campos de concentração onde eram submetidos a torturas,
trabalhos forçados e experiências médico-cien-tíficas, culminando na chamada
"Solução Final", ou seja, no extermínio da população aprisionada.
b) A posição da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio da
expansão comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de
militarização da Alemanha e com a anexação da Aústria, em 1938.
c) O temor com relação aos comunistas era comum a quase todos os governantes
capitalistas da década de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um traço
específico da cultura alemã, habilmente explorado por Hitler.
d) Os expurgos que se processavam na União Soviética dirigiam-se sobretudo
contra os bolcheviques nacionalistas, críticos do acordo Ribentrop-Molotov, que
estabelecia um pacto de não-agressão entre a Alemanha e a URSS. Em nome da
revolução permanente e de uma renovação contínua dos quadros dirigentes, o
stalinismo promoveu uma furiosa perseguição a suspeitos e opositores, lançando
mão de processos e julgamentos viciados, torturas e execuções sumárias.
e) O fortalecimento de ideologias nacionalistas, militaristas e autoritárias
ocorreu como uma resposta à crise da democracia após a Primeira Guerra Mundial,
num contexto de expansão econômica que garantia pleno emprego, estabilidade
monetária e investimentos de capitais privados.
5. A respeito do período anterior ao
início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:
a) o fracasso do pacto de
não-agressão, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germânica, que
invadiu a Polônia, dando início à guerra.
b) a política de apaziguamento,
adotada pela Inglaterra e pela URSS, foi uma calculada manobra a fim de
protelar o começo do conflito e aumentar o arsenal bélico daqueles países.
c) com a intervenção militar da
Itália e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as nações
européias romperam relações diplomáticas com esses países.
d) o Anschluss, ocorrido em 1938,
sob a alegação de necessidade de formação de uma única nação ariana, acarretou
a expulsão da Alemanha da Liga das Nações.
e) diante da política
expansionista alemã, Inglaterra e França acreditavam que a política de
apaziguamento seria a única saída para impedir o avanço do socialismo.
6. “Estamos diante de uma catástrofe
de primeira grandeza. Não fechemos os olhos em face desse espetáculo. Devemos
agora aceitar a idéia de que todos os países da Europa Central e Oriental se
acertarão tão bem como puderem com a Alemanha (...). O sistema de alianças na
Europa Central (...) foi arruinado. Não vejo como poderá ser restaurado.”
(Churchill, 5 de outubro de 1938. D’Une Guerre à L’Autre (1914-1939).
Paris, Hachette, 1982, p. 352)
No período que antecede a Segunda
Guerra Mundial (1939-1945), as democracias européias optaram por uma política
de não-intervenção nos conflitos originados pelo expansionismo alemão e
italiano. O acordo de Munique (30 de setembro de 1938) assinado entre a
Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha é representativo dessa política e
provocou grande impacto e poucos protestos, como o de Winston Churchill
expresso no documento acima.
a) Cite um argumento utilizado
por Hitler para justificar a invasão da Tchecoslováquia.
b) Explique por que as
democracias européias tardaram em reagir ao expansionismo alemão.
7. A charge abaixo (extraída de
Antonio Pedro, A Segunda Guerra Mundial, São Paulo, Editora Atual/Campinas,
Editora Unicamp (co-edição), 1986, p. 14) retrata de forma crítica a
assinatura, em 23 de agosto de 1939, de um pacto de não-agressão.
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a) Identifique os personagens do
desenho e os países que respectivamente representam.
b) Relacione esse pacto à
deflagração da Segunda Guerra Mundial
8. Por duas vezes
na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso
de menos 30°C ,
derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a
Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos
adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis
por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.
a) Explique qual a estratégia
utilizada pelos russos, em 1812, e soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus
inimigos.
b) Qual a importância da URSS
durante o contexto da Segunda Guerra Mundial?
9. Até setembro de
1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada.
Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos
eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos. (Primo Levi, Os
afogados e os sobreviventes).
O texto acima refere-se:
a) ao chamado holocausto do povo
palestino.
b) ao chamado holocausto do povo
judeu.
c) à Primeira Guerra Mundial e à
política de Anschluss.
d) à Segunda Guerra Mundial e à
política de Anschluss.
e) ao terror retratado pelo
palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.
10. O ataque à base naval de Pearl
Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda
Guerra Mundial. Esse ataque:
a) representou a primeira grande
derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas
atômicas contra cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
b) criou condições favoráveis
para os aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato
histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
c) contribuiu para o aumento do
poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase
total das forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
d) marcou a derrota final dos
países que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o símbolo da
restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.
e) foi importante para o
fortalecimento do nazi-fascismo, em razão da vitória esmagadora das forças
alemãs sobre o exército soviético e de outros países do Leste Europeu.
11. Os ataques aéreos às torres
gêmeas do WTC em Nova lorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos
nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os americanos e a
imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de
dezembro de 1941.
a) O que foi o ataque a Pearl
Harbor?
b) Qual foi a arma utilizada
pelos americanos para obrigar à rendição o país que os atacou?
c) Cite duas diferenças políticas
entre o ataque a Pearl Harbor e os ocorridos em 11 de setembro de 2001.
12. “Chefes de governo e de Estado de
todo o mundo prestaram homenagem no dia 6 de junho a milhares de soldados das
tropas aliadas (…). Nas comemorações (…), os líderes presentes prometeram
manter a aliança transatlântica formada há 60 anos. O presidente dos EUA,
George W. Bush, e o da França, Jacques Chirac, deixaram de lado,
momentaneamente, as diferenças sobre a guerra no Iraque e disseram que os líderes
modernos ‘têm o dever de honrar os soldados que morreram juntos
defendendo a liberdade e a democracia’”.
O texto acima refere-se a(o):
a) a união entre franceses e
norte-americanos durante a guerra de independência dos Estados Unidos.
b) a formação da Tríplice Entente
pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial.
c) a união dos países
capitalistas num bloco coeso contra a União Soviética durante a Guerra Fria.
d) Dia D, símbolo da ofensiva
aliada que objetivava reconquistar a França e abrir caminho para combater os
alemães na Segunda Guerra Mundial.
e) apoio incondicional dado por França, Alemanha e
Inglaterra à luta contra o terrorismo empreendida pelos Estados Unidos em
países muçulmanos.
13. "Mesmo depois de 1936, balões de
ensaio em favor de uma aproximação eram continuamente lançados pelos russos,
tanto em Berlim quanto em Moscou. (...) Curiosamente o corpo diplomático em
Moscou parecia ter a impressão de que uma aproximação germano-soviética estava
no ar."
(HILGER - alto funcionário da Embaixada alemã em Moscou, The
Incompatible Allles. Citado por Groupe de Recherche pourl'
l'enseignement de l' Histoire et la Géographie. D'une
guerre à l'autre (1914-1939). Paris, Hachette, 1982, p. 362)
A Segunda Guerra Mundial
(1939-1945) foi precedida por intensas articulações que envolveram a diplomacia
e os governantes dos países que vieram a participar desse conflito. Nesse
contexto de progressiva tensão internacional se deu a assinatura de um pacto de
não-agressão entre a Alemanha nazista e a URSS, o que provocou perplexidade e
incertezas na opinião pública internacional. Maior perplexidade, contudo,
causou a decisão norte-americana de precipitar o encerramento do conflito com o
Japão, lançando a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagazaki.
a) Explique de que maneira o uso
da bomba atômica em 1945 influenciou as relações internacionais do período.
b) Cite um argumento para a
assinatura do pacto germano-soviético em agosto de 1939.
14. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na
Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):
a)ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor
b)invasão da França por tropas italianas
c)política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização
do país
d)apoio dado pela Onu aos países latino-americanos participantes do conflito
e)afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil
15. "Esta guerra, de fato, é uma continuação da
anterior."
(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de
agosto de 1941)
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não
solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar
antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Entre esses problemas, identificamos:
a)o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o
Ocidente
b)a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão
marítima
c)o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados
consumidores e por áreas de investimentos
d)os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena
e)a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países,
enfraquecendo todo tipo de nacionalismo
16. Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda
Guerra Mundial:
a)A anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pelos alemães
b)A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas
nazista
c)A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas
d)A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância
econômica
e)A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã
17. Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra
Mundial, estabeleça a correspondência:
1. Blitzkrieg ( ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. A Grande Aliança ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo ( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki ( ) Japão, Itália e Alemanha.
a)1, 5, 2, 4 e 3
b)1, 5, 2, 3 e 4
c)1, 2, 5, 4 e 3
d)4, 5, 2, 3 e 1
e)2, 3, 5, 4 e 1
18. O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra
Mundial foi:
a)a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França
em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich
b)a efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha
c)a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético
d)a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia
e)a tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de
Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos
19. Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar
que:
a)os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando
bombardearam Hiroshima e Nagasaki
b)de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy
c)com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na
guerra
d)Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na
morte de seis milhões de pessoas
20. A Segunda Grande Guerra (1939 - 1945) adquiriu caráter mundial a
partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a)os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo
b)os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia
c)os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos
d)os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África
e)os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor
GABARITO:
1. B
2. C
3. B
4. A
5. E
6. Na pergunta a) você deve responder que a invasão da Tchecoslováquia foi feita por Hitler para colocar em prática seu plano de “espaço vital” – um grande Império formado apenas por germ ânicos controlado pela Alemanha –, uma vez que aquele país tinha um grande número de germânicos na região dos Sudetos, incorporada por Hitler. Na b), segue-se a mesma linha da explicação da resposta anterior: as potências democráticas liberais da Europa estavam interessadas no expansionismo alemão rumo à União Soviética, uma vez que o comunismo preocupava mais que o nazismo.
7. Os personagens retratados na figura são, da esquerda para a direita, Hitler, führer alemão e Stalin, ditador russo. Quando Hitler voltou-se para a Polônia, exigindo a cidade de Dantzig, a França e a Inglaterra anunciaram que revidariam a uma eventual invasão alemã. O führer, hábil em manobras políticas, parlamentou com a Rússia um pacto de não-agressão. Entre as cláusulas secretas, estava a divisão da Polônia entre os dois países, além da promessa de paz entre as partes envolvidas. O punhal nas mãos dos ditadores ironiza as falsas intenções e o caráter efêmero da aliança.
8. Tanto na invasão nazista de 1943
como na invasão das tropas napoleônicas em 1812, os russos/soviéticos
utilizaram a tática da “terra arrasada”, destruindo campos e vilarejos e
recuando, com o objetivo de deixar seu inimigo sem suprimentos. Vale ressaltar
que em ambas as ocasiões, para derrotar as tropas invasoras, eles foram
ajudados por um grande aliado: o inverno russo.
A grande importância da URSS no
contexto da Segunda Guerra Mundial é que ela foi a primeira nação a conseguir
bater a Alemanha, abrindo as portas para a derrocada do nazismo de Hitler.
9. B
10. B
11. a) Foi o ataque militar japonês à
base naval norte-americana de Pearl Harbor, situada no Havaí, que levou à
entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados contra
os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão)
b) Ao lançarem bombas atômicas
sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, os Estados Unidos forçaram a rendição
incondicional do Japão.
c) Enquanto o ataque à Pearl
Harbor foi um ato de guerra do Estado japonês contra o Estado norte-americano,
os ataques às torres gêmeas do World Trade Center e ao Pentágono foram
atentados terroristas.
Enquanto o caso da Segunda Guerra
encontrava-se num contexto de choques entre nações imperialistas, os atentados
de 2001 foram ações isoladas de um grupo fundamentalista islâmico contra o poder
mundial dos Estados Unidos.
12. D
13. Além de encerrarem o conflito no Pacífico imediatamente, as bombas atômicas também serviram de um alerta dos EUA para a URSS, para impedir um possível avanço do comunismo sobre as áreas devastadas. Com o final da Segunda Guerra Mundial, em que foram aliados, Estados Unidos e União Soviética iniciaram a Guerra Fria — período caracterizado pela bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo. O término daquele conflito também levou ao enfraquecimento das antigas potências imperialistas (França e Inglaterra), facilitando o processo de libertação das colônias européias na África e na Ásia.
Na letra b), além de dizer que o pacto germano-soviético eram um pacto de não-agressão, Hitler e Stalin pretendiam dividir o território da Polônia entre a Alemanha e a União Soviética.
14. A
15. C
16. E
17. B
18. A
19. D
20. E
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