BANCO DE QUESTÕES SOBRE PERÍODO ENTREGUERRAS E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


1. As duas últimas décadas do século XX assistiram à desmontagem do "Estado do Bem Estar Social" (Welfare State), expressão que se refere:



a) A uma política econômica baseada na estatização da economia, tendo sido levada a cabo principalmente pelos governos social-democratas após a Segunda Guerra Mundial.

b) Ao Estado que garante a todos os cidadãos, como direito político: renda mínima, alimentação, saúde, habitação e educação.

c) À aplicação ortodoxa dos princípios liberais de auto-regulação pelas leis do mercado, refutando a intervenção do Estado na economia.

d) Ã versão Ocidental da planificação econômica soviética, desenvolvida pelos sucessivos gabinetes trabalhistas britânicos no período posterior à Segunda Guerra Mundial.

e) À política de boa vizinhança defendida pelos governos norte-americanos na América Central, conhecida também como "Aliança para o Progresso".

2. "Atrás do jovem, a guerra, em frente a ele a ruína social, à sua esquerda ele está sendo empurrado pelos comunistas, à direita, pelos nacionalistas e por toda a sua volta não existe um só traço de honestidade, de racionalidade, e todos os seus bons instintos estão sendo distorcidos pelo ódio."
Apud GAY, P., A cultura de Weimar, trad., Rio, Paz e Terra, 1978, p. 160.

A análise acima foi feita pelo novelista alemão Jakob Wassermann e diz respeito à situação social durante a República de Weimar, quando a Alemanha:

a) Presenciou a derrocada do nazismo e o esta-belecimento da democracia tutelada pelas principais potências ocidentais e pela União Soviética.
b) Vivenciou uma experiência democrática marcada pelos sucessivos governos de centro-esquerda, encabeçados pelo Partido Democrata Alemão.
c) Passou por uma experiência democrática abalada por graves crises econômicas e pelas investidas de partidos e grupos extremistas de esquerda e de direita.
d) Assistiu à consolidação no poder do grupo espartaquista liderado por Rosa de Luxemburgo, que questionava duramente as concessões ideológicas feitas pelos social-democratas.
e) Enfrentou a guerra contra a Tríplice Aliança, mantendo o regime democrático a partir de uma coalizão de centro-esquerda liderada pelos social-democratas.

3. "Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. As grandes massas, dizia ele, têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma memória fraca. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...Tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois assim sendo, nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade". 
Lenharo, Alcir, Nazismo, "o triunfo da vontade"ed., São Paulo, Ática, 1998, p. 47-48.

A respeito do nazismo é correto afirmar:

a) Não pode ser definido como um regime totalitário, uma vez que a aceitação de sua doutrina foi conseguida pelo convencimento das massas populares, através de uma intensa propaganda.
b) Utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha, para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.
c) Os grandes espetáculos eram espontaneamente organizados pelas massas e contavam com uma diversidade de símbolos e bandeiras representando a pluralidade étnica característica da Alemanha.
d) A celebração procurava interferir na educação da juventude alemã, uma vez que as escolas conseguiram manter-se a salvo das influências nazistas.
e) Apesar da intensa propaganda, o número de parlamentares eleitos pelo partido nazista manteve-se estável na década de 1930, formando uma ruidosa minoria que só chegaria ao poder pelo golpe de Estado de 1933.

4. "Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração, câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etiópia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchúria, os japoneses matavam os chineses. Na Rússia soviética, continuavam os expurgos. A Inglaterra tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entretanto emitia um Livro Branco sobre a Palestina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses começavam, finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alemã fazia campanha de ódio declarado contra a Polônia. Mas no Sejm (parlamento) polonês os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as minúcias dos rituais judaicos para o abate do gado." 
SINGER, Isaac Bashevis, A família Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p. 474-475

O trecho do romance de Bashevis Singer oferece um panorama sobre a situação do mundo às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A esse respeito, é correto afirmar:

a) O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguição a grupos considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e ciganos, reunindo-os em campos de concentração onde eram submetidos a torturas, trabalhos forçados e experiências médico-cien-tíficas, culminando na chamada "Solução Final", ou seja, no extermínio da população aprisionada.
b) A posição da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio da expansão comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de militarização da Alemanha e com a anexação da Aústria, em 1938.
c) O temor com relação aos comunistas era comum a quase todos os governantes capitalistas da década de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um traço específico da cultura alemã, habilmente explorado por Hitler.
d) Os expurgos que se processavam na União Soviética dirigiam-se sobretudo contra os bolcheviques nacionalistas, críticos do acordo Ribentrop-Molotov, que estabelecia um pacto de não-agressão entre a Alemanha e a URSS. Em nome da revolução permanente e de uma renovação contínua dos quadros dirigentes, o stalinismo promoveu uma furiosa perseguição a suspeitos e opositores, lançando mão de processos e julgamentos viciados, torturas e execuções sumárias.
e) O fortalecimento de ideologias nacionalistas, militaristas e autoritárias ocorreu como uma resposta à crise da democracia após a Primeira Guerra Mundial, num contexto de expansão econômica que garantia pleno emprego, estabilidade monetária e investimentos de capitais privados.


5. A respeito do período anterior ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:

a) o fracasso do pacto de não-agressão, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germânica, que invadiu a Polônia, dando início à guerra.
b) a política de apaziguamento, adotada pela Inglaterra e pela URSS, foi uma calculada manobra a fim de protelar o começo do conflito e aumentar o arsenal bélico daqueles países.
c) com a intervenção militar da Itália e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as nações européias romperam relações diplomáticas com esses países.
d) o Anschluss, ocorrido em 1938, sob a alegação de necessidade de formação de uma única nação ariana, acarretou a expulsão da Alemanha da Liga das Nações.
e) diante da política expansionista alemã, Inglaterra e França acreditavam que a política de apaziguamento seria a única saída para impedir o avanço do socialismo. 





6. “Estamos diante de uma catástrofe de primeira grandeza. Não fechemos os olhos em face desse espetáculo. Devemos agora aceitar a idéia de que todos os países da Europa Central e Oriental se acertarão tão bem como puderem com a Alemanha (...). O sistema de alianças na Europa Central (...) foi arruinado. Não vejo como poderá ser restaurado.” 
(Churchill, 5 de outubro de 1938. D’Une Guerre à L’Autre  (1914-1939). Paris, Hachette, 1982, p. 352)

No período que antecede a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as democracias européias optaram por uma política de não-intervenção nos conflitos originados pelo expansionismo alemão e italiano. O acordo de Munique (30 de setembro de 1938) assinado entre a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha é representativo dessa política e provocou grande impacto e poucos protestos, como o de Winston Churchill expresso no documento acima.

a) Cite um argumento utilizado por Hitler para justificar a invasão da Tchecoslováquia.

b) Explique por que as democracias européias tardaram em reagir ao expansionismo alemão.

7. A charge abaixo (extraída de Antonio Pedro, A Segunda Guerra Mundial, São Paulo, Editora Atual/Campinas, Editora Unicamp (co-edição), 1986, p. 14) retrata de forma crítica a assinatura, em 23 de agosto de 1939, de um pacto de não-agressão.

- Boa piada! Ninguém conhece as nossas intenções, hein?
- É verdade! Nem nós…



a) Identifique os personagens do desenho e os países que respectivamente representam.

b) Relacione esse pacto à deflagração da Segunda Guerra Mundial

8. Por duas vezes na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos 30°C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.

a) Explique qual a estratégia utilizada pelos russos, em 1812, e soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus inimigos.
b) Qual a importância da URSS durante o contexto da Segunda Guerra Mundial?



9. Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.  (Primo Levi, Os afogados e os sobreviventes).

O texto acima refere-se:
a) ao chamado holocausto do povo palestino.
b) ao chamado holocausto do povo judeu.
c) à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.
d) à Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
e) ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses. 



10. O ataque à base naval de Pearl Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque:

a) representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
b) criou condições favoráveis para os aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
c) contribuiu para o aumento do poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase total das forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
d) marcou a derrota final dos países que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o símbolo da restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.
e) foi importante para o fortalecimento do nazi-fascismo, em razão da vitória esmagadora das forças alemãs sobre o exército soviético e de outros países do Leste Europeu.



11. Os ataques aéreos às torres gêmeas do WTC em Nova lorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os americanos e a imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.

a) O que foi o ataque a Pearl Harbor?

b) Qual foi a arma utilizada pelos americanos para obrigar à rendição o país que os atacou?

c) Cite duas diferenças políticas entre o ataque a Pearl Harbor e os ocorridos em 11 de setembro de 2001.

12. “Chefes de governo e de Estado de todo o mundo prestaram homenagem no dia 6 de junho a milhares de soldados das tropas aliadas (…). Nas comemorações (…), os líderes presentes prometeram manter a aliança transatlântica formada há 60 anos. O presidente dos EUA, George W. Bush, e o da França, Jacques Chirac, deixaram de lado, momentaneamente, as diferenças sobre a guerra no Iraque e disseram que os líderes  modernos ‘têm o dever de honrar os soldados que morreram juntos defendendo a liberdade e a democracia’”.

O texto acima refere-se a(o):

a) a união entre franceses e norte-americanos durante a guerra de independência dos Estados Unidos.
b) a formação da Tríplice Entente pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial.
c) a união dos países capitalistas num bloco coeso contra a União Soviética durante a Guerra Fria.
d) Dia D, símbolo da ofensiva aliada que objetivava reconquistar a França e abrir caminho para combater os alemães na Segunda Guerra Mundial.

e) apoio incondicional dado por França, Alemanha e Inglaterra à luta contra o terrorismo empreendida pelos Estados Unidos em países muçulmanos.


13. "Mesmo depois de 1936, balões de ensaio em favor de uma aproximação eram continuamente lançados pelos russos, tanto em Berlim quanto em Moscou. (...) Curiosamente o corpo diplomático em Moscou parecia ter a impressão de que uma aproximação germano-soviética estava no ar." 
(HILGER - alto funcionário da Embaixada alemã em Moscou, The Incompatible Allles. Citado por Groupe de Recherche pourl' l'enseignement de l' Histoire et la Géographie. D'une guerre à l'autre (1914-1939). Paris, Hachette, 1982, p. 362)
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi precedida por intensas articulações que envolveram a diplomacia e os governantes dos países que vieram a participar desse conflito. Nesse contexto de progressiva tensão internacional se deu a assinatura de um pacto de não-agressão entre a Alemanha nazista e a URSS, o que provocou perplexidade e incertezas na opinião pública internacional. Maior perplexidade, contudo, causou a decisão norte-americana de precipitar o encerramento do conflito com o Japão, lançando a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagazaki.

a) Explique de que maneira o uso da bomba atômica em 1945 influenciou as relações internacionais do período.

b) Cite um argumento para a assinatura do pacto germano-soviético em agosto de 1939.


14. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):


a)ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor

b)invasão da França por tropas italianas

c)política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país

d)apoio dado pela Onu aos países latino-americanos participantes do conflito

e)afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil



15. "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.
(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941) 



A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.



Entre esses problemas, identificamos:



a)o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente
b)a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima
c)o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos
d)os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena
e)a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo



16. Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial: 


a)A anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pelos alemães

b)A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazista

c)A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas

d)A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica

e)A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã




17. Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:


1. Blitzkrieg                    ( ) Guerra relâmpago.

2. Kamikaze                   ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.

3. A Grande Aliança      ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.

4. As nações do Eixo    ( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.

5. Nagasaki                   ( ) Japão, Itália e Alemanha.


a)1, 5, 2, 4 e 3
b)1, 5, 2, 3 e 4
c)1, 2, 5, 4 e 3
d)4, 5, 2, 3 e 1
e)2, 3, 5, 4 e 1



18. O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:


a)a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich

b)a efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha

c)a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético 

d)a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia

e)a tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos




19. Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que: 


a)os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki

b)de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy 

c)com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra

d)Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas 



20. A Segunda Grande Guerra (1939 - 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando: 

a)os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo
b)os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia
c)os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos
d)os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África
e)os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor 






GABARITO:



1. B

2. C
3. B
4. A
5. E
6. Na pergunta a) você deve responder que a invasão da Tchecoslováquia foi feita por Hitler para colocar em prática seu plano de “espaço vital” – um grande Império formado apenas por germ ânicos controlado pela Alemanha –, uma vez que aquele país tinha um grande número de germânicos na região dos Sudetos, incorporada por Hitler. Na b), segue-se a mesma linha da explicação da resposta anterior: as potências democráticas liberais da Europa estavam interessadas no expansionismo alemão rumo à União Soviética, uma vez que o comunismo preocupava mais que o nazismo.
7. Os personagens retratados na figura são, da esquerda para a direita, Hitler, führer alemão e Stalin, ditador russo. Quando Hitler voltou-se para a Polônia, exigindo a cidade de Dantzig, a França e a Inglaterra anunciaram que revidariam a uma eventual invasão alemã. O führer, hábil em manobras políticas, parlamentou com a Rússia um pacto de não-agressão. Entre as cláusulas secretas, estava a divisão da Polônia entre os dois países, além da promessa de paz entre as partes envolvidas. O punhal nas mãos dos ditadores ironiza as falsas intenções e o caráter efêmero da aliança.
8. Tanto na invasão nazista de 1943 como na invasão das tropas napoleônicas em 1812, os russos/soviéticos utilizaram a tática da “terra arrasada”, destruindo campos e vilarejos e recuando, com o objetivo de deixar seu inimigo sem suprimentos. Vale ressaltar que em ambas as ocasiões, para derrotar as tropas invasoras, eles foram ajudados por um grande aliado: o inverno russo.
A grande importância da URSS no contexto da Segunda Guerra Mundial é que ela foi a primeira nação a conseguir bater a Alemanha, abrindo as portas para a derrocada do nazismo de Hitler. 
9. B
10. B
11. a) Foi o ataque militar japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbor, situada no Havaí, que levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados contra os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão)
b) Ao lançarem bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, os Estados Unidos forçaram a rendição incondicional do Japão.
c) Enquanto o ataque à Pearl Harbor foi um ato de guerra do Estado japonês contra o Estado norte-americano, os ataques às torres gêmeas do World Trade Center e ao Pentágono foram atentados terroristas.
Enquanto o caso da Segunda Guerra encontrava-se num contexto de choques entre nações imperialistas, os atentados de 2001 foram ações isoladas de um grupo fundamentalista islâmico contra o poder mundial dos Estados Unidos. 
12. D
13. Além de encerrarem o conflito no Pacífico imediatamente, as bombas atômicas também serviram de um alerta dos EUA para a URSS, para impedir um possível avanço do comunismo sobre as áreas devastadas. Com o final da Segunda Guerra Mundial, em que foram aliados, Estados Unidos e União Soviética iniciaram a Guerra Fria — período caracterizado pela bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo. O término daquele conflito também levou ao enfraquecimento das antigas potências imperialistas (França e Inglaterra), facilitando o processo de libertação das colônias européias na África e na Ásia.
Na letra b), além de dizer que o pacto germano-soviético eram um pacto de não-agressão, Hitler e Stalin pretendiam dividir o território da Polônia entre a Alemanha e a União Soviética.
14. A
15. C
16. E
17. B
18. A
19. D
20. E




Comentários

Anônimo disse…
A 17 ta errada.. Eixo é Alemanha, Itália e Japão. Aliança é Eua, URSS e Inglaterra. Gabarito certo é b
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