ANIVERSARIANTE PÓSTUMO DO DIA




Hoje, no dia 5 de Maio, faz 194 anos de nascimento do filósofo mais importante, conhecido  e reconhecido de todos os tempos: Karl Marx.

Marx foi responsável por engendrar a grande crítica incontornável do capital às relações capitalistas de produção e à vida moderna sob a égide do trabalho reificante.


Oi??? "Tindi" nada...


Mais do que falar do Comunismo, Marx dedicou-se a a analisar o Capitalismo e seu maior fetiche: o capital, o dinheiro, a grana, a bufunfa, também conhecido como mola do mundo.


Assim, ao afirmar que Marx aliou a crítica ao capital com a realidade da sociedade capitalista, perceberemos que o que ele achou foi um efeito bola de neve: as relações criadas pela sociedade capitalista acabam tornando o homem um escravo da sua mercadoria, um escravo do seu objeto. O homem produz, recebe um salário que muitas vezes sequer é suficiente para que ele mesmo consuma o que ele produz (no caso de um trabalhador especializado) ou então é o salário, a grana, o capital, a bufunfa que são sua fonte de prazer. Ele não ama seu trabalho nem se identifica com ele. O objetivo é que seu trabalho lhe forneça um salário que, este sim, é capaz de satisfazer seu real prazer.


Marx era fruto de seu tempo. Para termos uma noção, suas filhas recebiam uma educação conservadora, tendo aulas de piano e aprendendo a ser boas damas e esposas.

Nascido numa província autônoma localizada no Reino da Prússia (Trévéris) e de família de origem judaica , o jovem Marx iniciou sua vida acadêmica como estudante de Direito, mas sua produção intelectual transbordou para diversas outras áreas do conhecimento.

Seu legado para a História é inegável.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...